domingo, 11 de janeiro de 2009

Romaria de S. Gonçalo


Hoje é dia de S. Gonçalo! É considerada a primeira romaria do ano em Portugal! Realiza-se no primeiro domingo de Janeiro depois do dia 10. É composta por três grupos festeiros, um da freguesia de Santa Marinha e dois do Lugar da Raza da freguesia de Mafamude. Ambas as freguesias desfilam pelas ruas da cidade com as figuras e respectivas cabeças de S. Gonçalo e S. Cristóvão, levando atrás destes, milhares de Peregrinos que a cantar e a apregoar, dão a esta romaria um cariz mais pagão que religioso.
Os grupos festeiros andam durante a manhã e inicio da tarde pelas ruas das referidas freguesia, tocam tambores para se fazerem notar. Por volta das 17h, a freguesia detentora da cabeça de S. Gonçalo (Santa Marinha) entra na igreja de Mafamude e tem que cumprir a tradição de entrar com a cabeça do santo voltada de costas para o altar. Caso contrário, a posse da cabeça passa para a outra freguesia (Mafamude).
Depois, voltam todos a casa a cantar: "E ele é nosso, e é é!"

Desde que me conheço que me lembro desta festa! O meu pai era fã dela e por isso tem um grande significado para mim. Chegou a comprar-me um pequeno tambor de brincar para eu ir para a varanda tocar quandos os foliões passavam! Hoje em dia, ouço os tambores e vou espreitar à janela, fica sempre a saudade de outros tempos... E ele é nosso, e é é!!!

3 comentários:

Liseta disse...

Nunca tinha ouvido falar desta festa. Que engracada ela parece ser !!

Elisa disse...

Ah! Agora sim! :) Há animação, está lá a Dra Teresa! ;) "Quer um chazinho?" :P

Unknown disse...

Lol lembro-me desde sempre desta festa, quanto mais não seja porque nessa referida data, todos os anos, me acordam cedíssimo com o rufar dos tambores.